quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Conselho só serve pra quem o aceita

Pr. Gomes Silva

Na condição de garimpeiro (quem trabalha com minério), agricultor, vigilante, "cabo" (chefe de serviço em Usina) enfrentei inúmeras situações de desesperos. Contudo, nunca cheguei a vivenciar uma situação que não pudesse fazer algo para ajudar a quem precisasse. Só em duas delas fiquei calado, sem poder de fala. Uma foi como jornalista e outra como pastor.

Como jornalista vi pessoas mortas, feridas e muito desespero durante um acidente na minha cidade natal, Picuí, quando 14 pessoas entre as que iam para um comício do Dr. Balduíno, então candidato a prefeito, perderam a vida. Ali contemplei uma cena de cortar coração. Pessoas em cima de uma caminhoneta sem vida colocadas umas ao lado das outras. Muitas delas sem perfeição no rosto, nas pernas ou na barriga.

A outra, eu na condição de pastor, aconteceu esta semana. Acordei ouvindo gritos e acusações entre um casal, que residia ao lado. Por cima, ouvindo uma filha dizer: Pai, vá embora, porque estás maltratando a minha mãe". Confesso que fiquei intacto, perguntando: Senhor, que farei para evitar coisa pior que passa na minha cabeça? Sinceramente, os minutos que se seguiram não foram sufientes para me dá uma resposta quanto àquela situação.

Infelizmente, pouco mais de 30 minutos depois, aquela mulher chegava aonde eu estava e me dizia:

- Pastor, acabou. Nos separamos porque eu não aguentava mais.

A tristeza que tomava conta do meu ser não permitiu-me fazer nenhum comentário (contra ou a favor) sobre aquela situação. Olhei para as crianças, que lhe acompanhavam e comecei a imaginar como seria (ou será) o futuro delas.
A mulher continuou falando:

- Há muito tempo venho sofrendo, meu marido destruindo o que constui e investi nesse relacionamento. Sempre fui a mãe e pai de meus filhos. Trabalho para mantê-los, mas o meu "esposo" sempre vendeu o que eu ganhava ou comprava. Mas as discussões, agora, foram mais acirradas por causa de um portão que tive a alegria de ganhar, mas, ao mesmo tempo, amarguei a tristeza de ficar sem o mesmo porque o meu marido vendeu não sei pra que -, contou.

Mas, como pastor não deveria eu fazer alguma coisa? Sim. Claro. Mas o conselho só funciona quando ele é aceito por parte de quem o recebe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário